top of page

Acupuntura Obstétrica

Acupuntura para a fertilidade

 

Você sabia que 1 em cada 6 casais terão alguma dificuldade para engravidar?

Quais são as causas para a infertilidade?

 

Causas Femininas

Causas Masculinas

Por que usar a Medicina Tradicional Chinesa?

 

Aumento do fluxo sanguíneo no útero

A acupuntura provoca um aumento na irrigação de sangue na pelve, melhorando o aporte de sangue e trazendo mais nutrientes, oxigenação e antioxidantes para o útero e os ovários, aumentando a qualidade dos óvulos e o espessamento do endométrio.

 

Diminuição da ansiedade

A acupuntura pode diminuir a ansiedade e o stress que tanto atrapalham os casais que estão tentando engravidar.

 

Evidências Científicas

 

Artigos

A acupuntura aumenta as chances de gravidez em pacientes inférteis inexplicáveis que se submetem a uma transferência de blastocisto em um novo ciclo. (Leia artigo na íntegra)

 

Resultados: A taxa de gravidez no grupo que utilizou a acupuntura foi maior (60 %) que no grupo controle (não utilizou a acupuntura 33,3%)

 

Ponto de influência: qual é o papel da acupuntura nos resultados da fertilização in vitro (FIV)? (Leia artigo na íntegra)

 

Estudos recentes descobriram que a acupuntura pode aumentar em 30% o nascimento de bebês, comparado com o grupo controle (não realizou nenhum tratamento).

 

Impacto de sistemas completos da Medicina Tradicional Chinesa nos resultados de fertilização in vitro (Leia artigo na íntegra)

 

Das pacientes que receberam o tratamento da Medicina Tradicional Chinesa juntamente e FIV, a taxa de nascimento de bebês foi de 61%, comparada com 48,2% de nascimento das pacientes que realizaram somente FIV.

 

Como é o tratamento?

O tratamento da acupuntura para infertilidade vai muito além das agulhas. O olhar da MedicinaTradicional Chinesa engloba alimentação, estilo de vida e outros cuidados específicos para aumentar a fertilidade.

 

Quando devo iniciar?

Nos casais que desejam engravidar espontaneamente, devem iniciar o mais breve possível.

No tratamento para fertilização in vitro (FIV), os estudos atuais recomendam o início da acupuntura 3 meses antes do ínicio do ciclo.

Acupuntura na Gestação

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata doenças físicas e emocionais através da estimulação de pontos específicos do corpo. Essa técnica durante a gravidez é segura e eficaz quando realizada por um especialista no cuidado de gestante.

 

Em qual período da gestação posso realizar acupuntura?

Pode ser realizada em qualquer período da gestação e em toda a gestação. Muitas pessoas tem receio de que a acupuntura possa causar um trabalho de parto prematuro ou algum dano ao bebê, mas se for realizado por um profissional especializado, não oferece riscos, pelo contrário, pode ser utilizado para evitar o risco de aborto e uso de medicamentos.

 

Enjôos

São sintomas que mais causam incômodos nos três primeiros meses de gestação e em algumas mulheres permanecem durante toda a gestação. A acupuntura ajuda a diminuir as náuseas, vômitos e salivação em excesso.

 

Ansiedade e oscilações de humor
A produção de hormônios contribui para a gestante ficar mais sensível e emotiva. A acupuntura age em neurotransmissores como a serotonina, trazendo equilíbrio emocional, reduzindo a ansiedade e irritação.

 

Dores nas costas, virilha, nervo ciático, pelve.
Essas dores atinge a maioria das gestantes. Como muitos medicamentos são contra-indicados na gestação, a acupuntura é uma ótima opção, pois libera substâncias, como endorfina que trazem efeito analgésico para o corpo.

 

Constipação
A digestão da grávida fica mais lenta e causa prisão de ventre. A acupuntura melhora os movimentos intestinais, regulando o intestino.

 

Indução do trabalho de parto
Se a gestante estiver com o corpo equilibrado, entrará em trabalho de parto espontaneamente após 39 semanas, porém algumas gestantes precisarão de estímulos para apresentarem contrações e  dilatação. A acupuntura provoca o trabalho de parto com estímulo natural.

 

Bebê sentado ou transversal?
A acupuntura tem protocolos específicos para ajudar o bebê a virar.

Érika Brosco © 2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento WalkerDesign

bottom of page